terça-feira, 1 de abril de 2008

Novo autor gaúcho lança "Granada" no dia 10 de abril

Título: Granada
Editora: Armazém de livros
Autor: Vitor Diel
Designer gráfico: Rafael Vivian
96 págs
Preço sugerido: R$20,00
No lançamento: R$ 15,00
ISBN: 978-85-61436-00-1

Primeiro livro do jovem escritor Vitor Diel é a obra de estréia da editora Armazém de Livros

Uma explosão de conceitos e críticas sobre os hábitos da sociedade. Essa é a proposta da obra do jovem autor gaúcho Vitor Diel, que está entrando no ramo literário com "Granada". O livro, de 96 páginas, foi financiado em 80% pelo Fumproarte e pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, e é a primeira obra da editora Armazém de Livros, projeto do escritor Hermes Bernardi Júnior. O lançamento, com sessão de autógrafos, será no dia 10 de abril, das 19h às 21h, no Gibi Bar Bruschetteria (Rua Bento Figueiredo, 72 - Bom Fim - Porto Alegre).

Formando em jornalismo, Vitor, de 25 anos, utiliza uma linguagem franca e direta com o leitor. Em "Granada", o autor apresenta crônicas com reflexões sobre situações do cotidiano como amor, adolescência, mercado profissional, entre outros temas. Alguns dos textos que se destacam são: "A burocracia do amor", "Categorização dos estudantes universitários", "Livrarias em tempos modernos", "Verbetes de hoje (e sempre?)" e "Granada".

“Foi na crônica que me encontrei. É o gênero jornalístico e literário que mais permite liberdades. Muitos textos do livro se aproximam de artigos, até mesmo de editoriais. Outros remetem ao conto. E há ainda os mais pessoais e confessionais. Apesar dessas diferenças, todos são crônicas. Às vezes com senso de humor, outras vezes com uma seriedade peremptória”, comenta o autor.

Antes desse livro, Vitor já havia produzido crônicas para sites como www.digestivocultural.com.br e www.overmundo.com.br. Por meio dessa coletânea de textos, o editor e escritor Hermes Bernardi convidou Vitor a publicar um livro.

A editora Armazém de Livros tem foco em publicações de títulos para o público acima de dezoito anos. Durante 2008, estão programados outros lançamentos voltados para a literatura jovem, além de investir em novos escritores do Estado.


Mais sobre o autor:

Vitor Diel nasceu em Porto Alegre e é formando em jornalismo pela Ulbra/RS. Em 2004, seu conto "Um dia na vida" foi publicado na coletânea "101 que contam", organizada por Charles Kiefer. Sua crônica "A burocracia do amor" foi publicada na revista Simples, em maio de 2005. Dois anos depois, lançou "Pé de sapato - diário de muitas histórias", registro da criação de um espetáculo teatral, em parceria com Hermes Bernardi Jr. O escritor se dedica a escrever crônicas e tem publicado em sites como o pessoasdoseculopassado.com.br.

Nenhum comentário: